Estudantes das Faculdades Integradas Aeso Barros Melo participaram de uma Palestra sobre Vídeorreportagem com o jornalista e diretor de fotografia Fábio Guerra. Inspirada em um workshop que será ministrado próximo mês, Fábio conversou com os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade sobre o segmento, abordando mercado de trabalho, requisitos técnicos e exibindo seus trabalhos na área. “A ideia era, em primeiro lugar, só divulgar o workshp aí a gente chamou o Fábio para compartilhar um pouquinho, dar essa degustação do que vai ser esse workshop aqui para os alunos”. Explicou Mônica Fontana, coordenadora do curso de Jornalismo.
A videorreportagem apesar de ser um segmento jornalístico é bastante utilizada em campanhas publicitárias e tem sido vista como um segmento promissor dentro do mercado de comunicação. Os alunos receberam dicas e conheceram alguns equipamentos bastante utilizados, se situaram sobre as suas características e as possibilidades de mercado. “Um vídeorrepórter é um cara antenado em tecnologia e independente, é um cara meio ‘bombril’” exemplificou Fábio. A partir dos trabalhos dele, abriu o pensamento dos alunos sobre as várias oportunidades que a videorreportagem pode oferecer ao profissional, trouxe algumas curiosidades que o envolveram dentro da videorreportagem “Comecei como vídeorrepórter, a vida me levou a publicidade”
Morador de São Paulo, Fábio diz que veio ao Recife “Puxar a corrente” da vídeorreportagem, técnica que existe a mais de 20 anos, e é vista como atrasada aqui no estado. “A videorreportagem dá os seus primeiros passos agora, o Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio é quem tem trabalhado um pouco em cima, mas pede às universidades que preparem profissionais para fortalecer esse mercado”. Pensando nessa capacitação que Fábio trás ao Recife, o Workshop “Vídeo Repórter – A câmera” são cinco dias de aula, onde os alunos aprenderão a teoria, técnica e prática de um vídeorepórter “O pessoal do Senac de são Paulo me convidou para dar as aulas, e eu fui a ponte para trazer o curso aqui pra recife”.